Saiba que, já a partir de julho, os automóveis novos comercializados na Europa vão ser obrigados a ter “caixa negra” que registará a velocidade e travagem antes da ocorrência do acidente.
Para além de outras valências, esta “caixa negra” irá identificar causa do acidente. Perspectiva-se que esta solução possa ainda contribuir para a prevenção de futuros acidentes.
Assim, os veículos ligeiros comerciais e de passageiros novos, com pesos brutos inferiores a 3500 kg., ficam obrigados a ter este equipamento, denominado Event Data Recorder (EDR).
Nesta “caixa negra” ficará registado um ciclo contínuo de 5 segundos anteriores ao embate e os 0,3 segundos após o acidente, a que velocidade circulava o veículo antes do acidente, se travou e durante quantos metros, posição ou inclinação do veículo em relação à estrada.
Este armazenamento automático de informação é accionado sempre que os pré-tensores dos cintos de segurança são activados, o que acontece quando é detectada uma desaceleração mais forte. Outro parâmetro é o elevar do capot frontal, que tem lugar quando o sistema do veículo prevê um atropelamento iminente de peões, ciclistas ou animais, ou o registo de variações de velocidade lateral ou longitudinal, superiores a 8 km/h durante menos de 0,15 segundos.
As autoridades acreditam que o EDR vai facilitar resolução de acidentes de forma mais fácil, bem como o apuramento de responsabilidades.
O mesmo sistema já é obrigatório nos EUA desde 2012 e 99,5% dos carros em circulação nos EUA estão equipados com o EDR.
Recorde-se que, ainda anteriormente a este período, em 2018 as marcas foram obrigadas a instalar o eCall, dispositivo que permite chamar automaticamente ajuda ou assistência médica em caso de acidente grave, fornecendo ainda a localização precisa do veículo.