Sim, aconteceu mesmo! Dizem os especialistas que Portugal tem uma ameaça de terramoto pendente semelhante ao ocorrido em 1755. Só não se sabe quando.
Cobertura de Fenómenos Sísmicos: sim ou não?
Claramente um sim!
O melhor é jogar pelo seguro já que não é possível prever quando vai acontecer.
Mas saiba que os fenómenos sísmicos são uma cobertura facultativa, portanto ao fazer um seguro de Multirriscos Habitação, aconselhamos a contratar esta cobertura.
Deve saber ainda que, caso esteja a recorrer a empréstimo bancário, esta é uma cobertura que o banco vai sempre exigir.
Caso não tenha empréstimo bancário, lembre-se de ver na sua apólice de seguro atual se a cobertura de fenómenos está contratada ou não.
Mesmo que raros, caso aconteça um terramoto, os danos materiais podem ter um forte impacto nas suas economias.
O que é a cobertura de fenómenos sísmicos?
Como já referido anteriormente, trata-se de uma cobertura complementar do Seguro Multirrisco Habitação que garante os danos causados aos bens seguros em consequência da ação direta de tremores de terra, terramotos, erupção vulcânica, maremoto, fogo subterrâneo e incêndios que resultem destes fenómenos.
Como é que esta cobertura pode proteger?
Em caso de terramoto, protege a sua casa e/ou os respetivos bens, assegurando:
- A demolição e remoção de escombros, até ao limite do capital contratado;
- Recheio do imóvel, até ao limite do capital contratado (caso contratado);
- Reconstrução do imóvel, até ao limite do capital contratado. Se o capital contratado for suficiente para cobrir os danos causados pelo terramoto, o custo de reconstrução fica totalmente coberto.
A seguradora suporta o valor de reconstrução do imóvel e do recheio, até ao limite do capital contratado. No entanto, cabe sempre ao segurado pagar a franquia que foi definida no contrato, que pode ser 5% ou 10% do capital seguro.
Em alternativa, se a sua casa ficar totalmente destruída pelo sismo, poderá optar por ser reembolsado do valor que lhe é devido e adquirir outro imóvel.
Quanto custa a cobertura de fenómenos sísmicos?
Vai depender muito da idade do imóvel, a zona em que foi construído e o risco sísmico a ele associado. Ou seja, quanto maior o risco sísmico da zona do imóvel, e quanto mais antigo for, mais cara será a cobertura.
Proteger a sua habitação não é apenas uma medida de precaução, mas uma necessidade fundamental, por forma a evitar perdas devastadoras, promovendo a resiliência financeira da sua família.
Peça ajuda ao seu mediador de seguros, melhor que ninguém poderá apresentar-lhe uma cotação de acordo com as necessidades.
Se tiver dúvidas, peça-nos ajuda. Um serviço totalmente gratuito.
Para mais informações, contate-nos >> Aqui