A preocupação com o acesso a cuidados de saúde tem vindo a crescer cada vez mais, desde a pandemia, e num momento particularmente difícil no Sistema Nacional de Saúde (SNS), devido ao atual cenário nos hospitais portugueses.


Dados do 1º semestre de 2023, cerca de 3,6 milhões de pessoas haviam subscrito um seguro de saúde
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A possibilidade de ter uma alternativa ao SNS, evitando listas de espera para consultas e cirurgias é, sem dúvida nenhuma, uma enorme vantagem. Poderá ser também usado como um complemento ao sistema público, o que é muito frequente nas famílias com crianças.

 

Muitas vezes na decisão de qual a melhor opção para as famílias, surge a dúvida: quais as diferenças entre seguro de saúde e plano de saúde.

Antes de mais convém informar que são produtos distintos. Mas vamos ajudar a perceber.


Seguro de saúde – o que é?


Um seguro de saúde é um contrato assinado com a seguradora, que mediante o pagamento de um determinado valor mensal (prémio), tem acesso aos cuidados de saúde dependendo das coberturas subscritas.

 

Existem dois fatores que fazem variar o valor do prémio: coberturas e idade.

Os seguros de saúde são geralmente vendidos em pacotes, ou seja, determinadas coberturas por determinado valor. Ao contratar o seguro o subscritor poderá ainda incluir coberturas adicionais como estomatologia ou parto, o que terá influência no prémio a pagar.

 

Com um seguro de saúde tem acesso a cuidados médicos no setor privado, mas pagando menos do que se recorresse diretamente a esses serviços.

Assim sendo, tem acesso a consultas, exames, cirurgias e tratamentos realizados em consultórios, clínicas ou hospitais privados a preços mais vantajosos.

 

Se optar pelo seguro de saúde deverá ter em conta ainda a coberturas contratadas e as exclusões. Isto é, existem cuidados médicos que não estão cobertos por este seguro.

Outro aspeto a ter em atenção são as doenças preexistentes, conhecidas pelo segurado, que podem não estar incluídas na apólice de seguro.

 

Ao contratar um seguro de saúde deverá contar também com um período de carência, não superior a um ano, para a cobertura de doenças preexistentes. O período de carência é o prazo durante o qual algumas coberturas não estão ainda a produzir efeitos.


Plano de saúde – o que é?


Convém antes de mais esclarecer que um plano de saúde não é supervisionado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)
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Um plano de saúde não é nada mais nem nada menos que um cartão de descontos que permite ter acesso a cuidados de saúde, mas oferece apenas acesso a uma rede de prestadores de cuidados de saúde a preços convencionados (com desconto, face aos valores privados). Este tipo de planos só funciona em Portugal. 


Não está sujeito a períodos de carência (a utilização é imediata), não há limites de idade de permanência ou subscrição, nem exclusões de doenças preexistentes, no entanto, a oferta é limitada e, se optar por um prestador fora da rede, perde o direito ao reembolso ou desconto.


Se antevê ou pretende acautelar uma possível cirurgia, ter filhos no privado ou aceder com frequência a consultas, tratamento ou exames no privado, o plano de saúde poderá não ser a opção mais vantajosa.

 

O melhor será refletir e perceber quais as reais necessidades da sua família.


Devido a esta complexidade, aconselhamos que para isso contate o seu mediador de seguros. Melhor que ninguém, ele aconselhará o melhor seguro tendo em conta as suas especificidades e da sua família.

É um serviço totalmente gratuito.

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